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Powershift de 6 velocidades 6DCT450 - MPS6 - revisão devido à função de transmissão limitada

58K views 87 replies 12 participants last post by  keithmac  
#1 ·
Olá a todos,

preciso de alguns conselhos, por favor. Tenho um Ford Kuga 2013 MK II 2.0 TDCi 4x4 e ele tem exibido função de transmissão limitada há algum tempo. Após o diagnóstico, fui aconselhado a mandar recondicionar a caixa de velocidades ou a substituir a caixa de velocidades. Tenho procurado caixas de velocidades powershift recondicionadas usadas, mas não tenho a certeza se o número da peça para 2013 e outros (2012, 13, 14, 15) é o mesmo. Também não tenho a certeza de como posso encontrar o número de peça correto para o meu carro.

Qualquer sugestão seria muito apreciada.

Muito obrigado.
 
#2 ·
O único que servirá é de um Mk2 163cv 2013 ou início de 2014, NÃO de um 180cv 2014 (é completamente diferente).

Seria melhor ter sua própria caixa recondicionada por um especialista de renome, na minha opinião.

A London Automatic Transmissions faz centenas dessas caixas de câmbio.

Uma caixa de antes de 2013 pode servir, eu pessoalmente não arriscaria.

A TCU (cérebro da caixa de câmbio) está dentro da caixa de câmbio, uma usada pode exigir codificação para o seu carro, atualização de firmware.

A caixa de câmbio que você tem é propensa a algumas falhas, eu não consideraria uma unidade usada.
 
#3 ·
O único que serve é de um Mk2 163cv de 2013 ou início de 2014, NÃO de um 180cv de 2014 (é completamente diferente).

O melhor seria ter a sua própria caixa recondicionada por um especialista de renome, na minha opinião.

A London Automatic Transmissions faz centenas destas caixas de velocidades.

Uma caixa de 2013 pode servir, eu pessoalmente não arriscaria.

A TCU (cérebro da caixa de velocidades) está dentro da caixa de velocidades, uma em segunda mão pode exigir codificação para o seu carro, atualização de firmware.

A caixa de velocidades que tem é propensa a algumas falhas, eu não consideraria uma unidade em segunda mão.
Caro Keithmac,

Obrigado pelo conselho imediato, isso é muito apreciado.
Perguntei por orçamentos, mas a maioria deles apenas lhe dá um preço para revisão ou recondicionamento sem verificar o que está errado dentro da caixa de velocidades. Pode haver apenas uma ou duas peças partidas no interior, o que, esperemos, custará uma fração do preço total.

Alguém tem algum conselho sobre isso, por favor, ou experiência positiva em fazer isso?

Muito obrigado,

Mantenha-se seguro por aí.
 
#4 ·
Você quer que ele seja totalmente reconstruído enquanto está fora. As chances de as guias de amortecedor de plástico terem sido comidas e espalhadas pela caixa de câmbio são grandes.

O filtro de óleo interno requer que as caixas sejam divididas para substituí-lo, nesse ponto a caixa de câmbio já está praticamente totalmente desmontada de qualquer maneira.

Ninguém gostaria de fazer o trabalho duas vezes, por isso eles recomendam a reconstrução completa.
 
#7 ·
Você quer que ele seja completamente reconstruído enquanto está fora. As chances são de que as guias de amortecedor de plástico tenham sido comidas e se espalhado pela caixa de câmbio.

O filtro de óleo interno requer que as caixas sejam divididas para substituí-lo, e nesse ponto a caixa de câmbio já está praticamente totalmente desmontada de qualquer maneira.

Ninguém gostaria de fazer o trabalho duas vezes, por isso eles recomendam a reconstrução completa.
Muito obrigado.
 
#6 ·
@PankG - Bem-vindo ao nosso fórum. Não há ninguém neste fórum que saiba mais sobre a caixa de velocidades powershift do que keithmac. Pode ser uma boa ideia ler alguns dos problemas que Keith encontrou com esta caixa de velocidades. Eu levaria em consideração o que Keith está lhe dizendo.

Por curiosidade, qual a quilometragem do seu carro e quando foi a última vez que o óleo da caixa de velocidades foi trocado? É caro e tende a ser ignorado pelos proprietários. Deve ser feito a cada 3 anos ou 37.500 milhas, o que significa que o seu deveria ter sido feito em 2016 e 2019.
 
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#8 ·
@PankG - Bem-vindo ao nosso fórum. Não há ninguém neste fórum que saiba mais sobre a caixa de velocidades powershift do que keithmac. Pode ser uma boa ideia ler alguns dos problemas que Keith encontrou com esta caixa de velocidades. Eu levaria em consideração o que Keith está lhe dizendo.

Por curiosidade, qual a quilometragem que seu carro tem e quando foi a última vez que o óleo da caixa de velocidades foi trocado? É caro e tende a ser ignorado pelos proprietários. Deve ser feito a cada 3 anos ou 37.500 milhas, o que significa que o seu deveria ter sido feito em 2016 e 2019.
Muito obrigado,

Sim, você está certo. Comprei meu carro logo após o 3º ano e presumi que o óleo da caixa de velocidades foi trocado no prazo, mas descobri da pior maneira quando troquei o óleo da caixa de velocidades aos 45.000 km (parte da revisão de 6 anos). Alguns ruídos de batida da caixa de velocidades me levaram a trocar o óleo. Durante a revisão, eles encontraram baixo óleo da caixa de velocidades e minúsculas partículas mentais. Funcionou bem por mais 5.000 km, mas agora está piorando.
 
#13 ·
Se estiver com pouco óleo e batendo, quer uma desmontagem completa, como dito acima.

O solenóide de mudança provavelmente está bom, será um problema mecânico. Pode ser um ímã que caiu do garfo de mudança, mas mesmo isso é uma desmontagem completa.

Não acho que nenhuma oficina se daria ao trabalho de fazer uma conversão de caixa de câmbio de modelo recente, a minha é a única que foi feita até onde eu sei.
 
#18 ·
Notei que há muita informação sobre powershift aqui. Tenho um S-Max powershift (dct450 mps6) de 2011. Já tem muitos km (325000 km / 200000 milhas), mas de resto o carro é excelente. Tem estado a vazar óleo há pelo menos 2-3 anos. Agora finalmente decidi descobrir o problema e parece principalmente que é o retentor traseiro da cambota. Li em algum lugar que o retentor externo da caixa de velocidades também pode vazar, então coloquei líquido UV na caixa de velocidades e verifiquei com luz UV. Já não sei o quão sensato foi adicionar aquele líquido à caixa de velocidades, mas vou trocar os óleos de qualquer maneira. E foram apenas 45ml.

Agora estou a perguntar-me se isto é um grande problema porque o flange da caixa de velocidades está a oscilar um pouco, veja o vídeo. Isto deve ser corrigido de alguma forma? Por outro lado, não quero mais gastar muito dinheiro neste carro e acho que não é um trabalho tão grande tirar a caixa de velocidades, então talvez não haja necessidade de fazer nada neste momento?


Também estou a pensar se devo trocar este retentor externo? Há algumas fugas (marcas verdes), mas não muitas, veja a imagem abaixo.


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Aqui está uma imagem do retentor da cambota, está a vazar como pode ver na parte inferior do retentor.
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#19 ·
A vedação faz parte dessa placa, elas são caras.

A embreagem pende do eixo de entrada, portanto, se você remover e inspecionar o pacote de embreagem, poderá descobrir que o próprio eixo tem folga nos rolamentos.

Se você desmontar o conjunto da embreagem, ele precisa ser "ajustado" ao montá-lo novamente, existem ferramentas especiais disponíveis para fazer isso.

Eu acho que se você apenas trocar a placa de cobertura, as novas vedações não durarão muito.

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#20 ·
Obrigado por responder! Encontrei alguns vendedores no Ebay onde essas placas de cobertura são bastante baratas, Verifique aqui . Talvez fossem bons o suficiente..? Caso contrário, acho que não estou fazendo nada certo agora. Se houver problemas maiores no futuro, talvez eu tire a caixa de câmbio novamente e encontre um serviço que possa repará-la totalmente.

A propósito. Ao reinstalar a caixa de câmbio, há alguma razão para fazer esta etapa 2 que está no ETIS? Qual é o ponto se eu apenas tirar a caixa de câmbio, substituir as vedações e instalá-la de volta na mesma posição.
Por que eu deveria abrir aquele
 
#23 ·
Acabei de verificar este vídeo e percebi qual é o problema na embreagem.


A embreagem pende do eixo de entrada, então, se você remover e inspecionar o pacote da embreagem, poderá descobrir que o próprio eixo tem folga nos rolamentos.
Isso significa que consertar as peças plásticas da embreagem não ajuda na oscilação da embreagem?
Se você desmontar o conjunto da embreagem, ele precisa ser "cronometrado" ao montá-lo novamente, existem ferramentas especiais disponíveis para fazer isso.
Mas esses caras não estão usando nenhuma ferramenta especial ao colocar tudo de volta..?

Talvez eu tire a embreagem e verifique essas peças de plástico. Vi que um kit de reparo está disponível por cerca de 100 EUR.
 
#26 ·
Há muitas peças (baratas!) no @aliexpress, basta procurar por "6dct450" ou "mps6".
Eu não substituiria nenhuma peça dentro do meu motor ou caixa de velocidades por nada da Ali Express.
 
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#25 ·
Há muitas peças (baratas!) no @aliexpress, basta pesquisar por "6dct450" ou "mps6".
Durarão? :unsure:

Acabei de abrir a embraiagem. Estava tão curioso para ver o que há dentro. Acho que está em muito bom estado se compararmos com os quilómetros percorridos.
Mas verificando melhor os plásticos, consigo ver que há algumas pequenas peças dentro e pelo menos uma está quase partida.
Por isso, preciso de encomendar um novo conjunto de plásticos e a tampa de vedação. Caso contrário, os rolamentos pareciam-me bons, por isso vou apenas substituir esses plásticos e a tampa de vedação.

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#27 ·
Durarão os últimos? :unsure:

Acabei de abrir a embraiagem. Estava tão curioso para ver o que está lá dentro. Acho que está em muito bom estado se compararmos com os quilómetros percorridos.
Mas verificando melhor os plásticos, consigo ver que há alguns pedaços pequenos lá dentro e pelo menos um está quase partido.
Por isso, preciso de encomendar um novo conjunto de plásticos e uma tampa de vedação. Caso contrário, os rolamentos pareciam-me bons, por isso vou apenas substituir esses plásticos e a tampa de vedação.
Eu diria que tem três partidos, mas o número real possivelmente não importa se os está a substituir todos.
 
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#36 ·
Notei que na Alemanha está disponível um pacote de reparo total, onde também estão as molas, por cerca de 200 euros. Há alguma razão para comprar essas molas também?
Se o Kit alemão for aprovado pelo TUV (o que acredito que todas as peças devem ter na Alemanha), então essa pode ser sua melhor aposta para um kit completo.

Vale a pena enviar um e-mail para a Maktrans, pois eles são especializados no 6DCT450.
 
#32 · (Edited)
Depende de você, mas, em última análise, tudo vem da China hoje em dia. Veja, por exemplo, o "Ford" Territory, ou o Focus Active, ambos são feitos na/vêm da China.
Talvez sim, mas como você escolhe qual vem de uma fonte de engenharia genuína e qual é uma cópia barata de uma cópia de uma cópia de uma cópia usando materiais inferiores e controle de qualidade ruim.

Eu também não compraria esse tipo de peça no eBay, a menos que fossem de um fornecedor/distribuidor de motores genuíno. Em nosso país, temos um programa chamado Watchdog e Fake Britain. Eles estão lá para proteger os consumidores de muitas coisas e uma das coisas que ele traz à tona são vendedores suspeitos vendendo produtos falsificados ou de qualidade inferior. Um dos últimos programas que assisti foi sobre injetores de carro que foram copiados tão mal que destruiriam seu motor com o tempo. Então, da próxima vez que você precisar comprar um injetor para seu carro e o online de algumas empresas onde qualquer pessoa pode ser um vendedor, custar um quarto do preço de uma fonte genuína, sinta-se à vontade para colocá-lo em seu carro. Eu sei que não vou. Talvez você não o faça depois de ver isso.

 
#33 ·
Isto é bastante complicado porque não consigo encontrar muitos vendedores para estes produtos. E acho que não consegue obter estes produtos como OEM, por isso não tem muitas opções. Verifiquei a embraiagem mais uma vez e notei que uma mola também está partida. Por isso, acho que preciso de substituir ambos, molas e plástico. Mas vamos esperar para ver se @keithmac tem alguma ideia de onde conseguir peças de qualidade. E como vivo na Finlândia, também devo recebê-las aqui.
 
#34 ·
Isto é bastante complicado porque não consigo encontrar muitos vendedores para estes produtos. E acho que não consegue obter estes produtos como OEM, por isso não tem muitas opções. Verifiquei a embraiagem mais uma vez e notei que uma mola também está partida. Por isso, acho que preciso de substituir ambos, molas e plástico. Mas vamos esperar para ver se @keithmac tem alguma ideia de onde conseguir peças de qualidade. E como vivo na Finlândia, também devo recebê-las aqui.
Eu sei que o Keith tem toda a informação para o ajudar e sei que ele conhece a empresa no Reino Unido que recondiciona estas caixas de velocidades e com quem pode contactar para obter peças. A minha única preocupação era que as obtivesse de uma fonte decente. Vejo que alguns dos links do ebay apontam para a China. Encontrei este na Polónia.


O fabricante da caixa de velocidades é a GETRAG na Alemanha, por isso, o pior cenário possível seria contactá-los e ver se têm um agente ou distribuidor no seu país.
 
#35 ·
Acredito que estas são uma atualização. Quanto às molas, elas desgastam (ver link na parte inferior).

Você pode substituir as guias e avaliar as molas ou simplesmente substituir tudo.

Não acredito que a Getrag forneça peças (a caixa de câmbio é uma joint venture Ford Transmissions/ Getrag/ Continental/ LUK), se a LUK projetou toda a montagem da cesta ou apenas forneceu os discos de embreagem, não sei.

Você pode comprar toda a montagem da cesta da embreagem como uma substituição genuína, mas não quaisquer peças dentro iirc.

A One Stop Gearbox Shop também é ótima para lidar, eles me forneceram uma unidade Mechatronic nova, juntamente com peças para minhas outras caixas de câmbio.
 
#37 ·
Obrigado pelas respostas novamente! Acho que este Maktrans pode ser bom para mim. Eles estão vendendo a versão chinesa e a versão com o dobro do preço, que é da marca Betaline. Perguntei se eles podem dar um preço especial ao encomendar o kit de clipes, molas e vedação da tampa, mas não é possível. A vedação da tampa é bastante cara lá, mas, caso contrário, os preços são quase os mesmos que em qualquer outro lugar. Encontrei esta One Stop Gearbox Shop também no Ebay, mas para mim é um pouco complicado agora por causa do Brexit. Preciso pagar taxas alfandegárias extras se encomendar lá. Caso contrário, essa loja parece muito promissora. @keithmac Posso encontrar a ordem das molas na tampa em algum lugar ao instalar novas molas e clipes? Deixei as molas na tampa agora porque pensei em apenas substituí-las ao obter peças novas. É bom saber com certeza se, por exemplo, eu derrubar a tampa e misturar todas essas peças...
 
#39 ·
Obrigado pelas respostas novamente! Acho que este Maktrans pode ser bom para mim. Eles estão vendendo a versão chinesa e a versão com o dobro do preço, que é da marca Betaline. Perguntei se eles podem dar um preço especial ao encomendar o kit de clipes, molas e vedação da tampa, mas não é possível. A vedação da tampa é bastante cara lá, mas, caso contrário, os preços são quase os mesmos que em qualquer outro lugar.
Encontrei esta One Stop Gearbox Shop também no Ebay, mas para mim é um pouco complicado agora por causa do Brexit. Preciso pagar taxas alfandegárias extras se encomendar lá. Caso contrário, essa loja parece muito promissora.
@keithmac Posso encontrar a encomenda de molas na tampa ao instalar novas molas e clipes? Deixei as molas na tampa agora porque pensei em apenas substituí-las ao obter peças novas. É bom saber com certeza se, por exemplo, eu deixar cair a tampa e misturar todas essas peças..
Eu apenas tiro muitas fotos ao desmontar peças, existem alguns vídeos no YouTube se você ficar preso.

Basta começar em uma posição e trabalhar em volta.

Os guias Betaline parecem ser uma peça muito melhor para mim.
 
#43 ·
Recebi todas as peças da caixa de velocidades hoje. Os novos clipes de plástico pareciam muito bons. Foi engraçado notar que, após substituir as molas e os clipes, a configuração das molas é muito mais rígida do que antes. Veja o vídeo.


Mas então veio a parte mais difícil, trancar a tampa da embraiagem com a jante de ferro. Primeiro, não consegui colocá-la de volta. É muito difícil de instalar quando é preciso colocá-la de volta como está na caixa de velocidades na mesa. Desisti e tirei toda a embraiagem da caixa. Consegui instalá-la quando a embraiagem estava na mesa. Mas então não consegui colocar o anel de bloqueio na rosca certa. Abri a embraiagem novamente e coloquei-a de volta na caixa de velocidades, peça por peça. Não sei se ajudou, mas depois consegui colocar a jante de volta. A tampa de vedação foi bastante fácil de instalar. Apertei um pouco os clipes de fixação e depois empurrei a vedação com cuidado.

Descobri que havia 3 clipes quebrados. Uma mola estava partida e o quarto clipe quase quebrado. Então, acho que era hora de repará-los. Espero ter instalado tudo de volta como deveria.
A flange ainda está bamba um pouco, mas acho que é porque os clipes de plástico na tampa da embraiagem estão um pouco soltos. Vi em algum lugar um kit de reparo para eles também, mas não sei como eles podem ser consertados (não consigo encontrar nenhum vídeo para isso). Mas não estou fazendo mais nada neste momento. Acho que vai durar alguns anos com este reparo, espero.

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#45 ·
Como foi no final?. As molas e guias estavam muito além do seu melhor.

Estou espantado que estes não façam mais barulho nesse ponto, o meu tinha um rangido muito fraco, mas estava absolutamente destruído quando o desmontei.
O resto da montagem foi bastante fácil. Na primeira tentativa, não consegui colocar a caixa de velocidades de volta no motor, mas notei que a caixa estava com um ângulo um pouco errado. Mudei um pouco a posição e depois ela deslizou para o lugar correto. Portanto, não há necessidade de ferramenta especial na instalação. Eu apenas medi a posição da embreagem com uma fita métrica normal.

Tenho a sensação de que a mudança de marcha é um pouco mais suave hoje em dia. E especialmente quando estou mudando de P para D, é mais suave do que antes. Ainda tenho um pequeno vazamento de óleo e agora não tenho certeza de onde está vindo. É possível que a tampa da embreagem esteja vazando um pouco (porque eu não tinha ferramenta para isso, mesmo que eu tenha tentado ser muito gentil) ou então ainda é um pequeno vazamento no retentor traseiro do virabrequim. É bem pequeno, então não estou preocupado com esse. Preciso verificar o nível do óleo da caixa de câmbio após, por exemplo, 10.000 km para poder confirmar que não é óleo da caixa de câmbio. Ou, se for, preciso adicionar óleo extra em algum momento. Muito interessante ver quanto tempo o carro e especialmente a caixa de câmbio duram :)
Obrigado por toda a sua ajuda!!!